
Brasília Hub Gastronômico
Hub Gastronômico
Um Hub Gastronômico é um polo de investimentos no ramo alimentício que envolve empresas, produtores, distribuidores de alimentos de origem agrícola no geral. O principal objetivo de um Hub Gastronômico é coletar e distribuir alimentos de origem agrícola de forma sistêmica e mais eficiente e rápida possível. Para que essa eficácia seja garantida, o aporte de alimentos tem que ser feito com uma gestão de qualidade e com apoio de peças chaves para que ocorra um bom abastecimento das regiões em questão.
O transporte é um impasse para a delimitação de um Hub gastonômico. Algumas facilidades podem ser importantes para que o alimento consiga chegar ao Hub Gastronômico ou saia dele e destine-se a sua região. Nesse sentido, seria interessante um transporte rápido, em larga escala e barato. Uma boa alternativa de transporte é o ferroviário, porém, dependendo da distância que se pretende chegar ou receber produtos, talvez seja o transporte aéreo seja o mais indicado. A vantagem do transporte aéreo é uma abrangência maior no que diz respeito a nichos de mercado e economias alvos.
O apoio conseguido pelo Hub Gastronômico é fator preponderante, tendo em vista que uma boa gestão depende também das ferramentas que se tem em mãos. Sendo assim, em um Hub Gastronômico há a necessidade de se ter empresas específicas para se desempenhar funções essenciais dentro e fora dele. Empresas de transportes são essenciais na distribuição das mercadorias; empresas construtoras são importantes para que algumas obras de edifcações sejam realizadas; empresas empacotadoras são importantes para que os alimentos a serem distribuídos sejam entregues de forma apresentável e mantendo a qualidade por mais tempo; assim como outras empresas que possam apoiar e promover o desenvolvimento do Hub.
