
Brasília Hub Gastronômico
Grandes Atores para o Hub Gastronômico
Aeroporto Executivo de Sobradinho
- Construtora Andrade Gutierrez;
- Wagner Bittencourt - responsável pelo início do projeto. Desde 1975, é funcionário do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ocupando, desde 2006, a diretoria de Infraestrutura, Insumos Básicos e Estruturação de Projetos. Além disso, foi superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e presidente da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN). Em 5 de abril, foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff, ministro-chefe da SAC/PR.2 Deixou a secretaria em 15 de março de 2013 e foi substituído por Moreira Franco.
-Secretaria de Aviação Civil - Sua criação deu-se pela adoção por parte da presidente Dilma Rousseff da medida provisória nº 527, de 18 de março de 2011. A SAC/PR foi criada com a finalidade de transferir a administração da Aviação civil, que pertencia ao Ministério da Defesa. Foi indicado para o cargo de ministro-chefe da SAC/PR o engenheiro Wagner Bittencourt, que permaneceu no cargo até 15 de março de 2013. Em 16 de março de 2013, Moreira Franco foi empossado como novo ministro.
quarta ponte
- Secretaria de OBRAS, David José de Matos, que substituiu Oto Silvério (que vinha levantando o debate sobre a construção da nova ponte - 2012);
- Projeto antigo de Oscar Niemeyer da década de 80, atualizado por Carlos Magalhães, representante do escritório Niemeyer;
- IBRAM - Instituto Brasília Ambiental;
- Agaciel Maia - sugeriu à Câmara Legislativa a construção da ponte;
- OAS + JC Gontijo (PPP - Participação Público Privada);
- Márcio Galvão, secretário executivo do Comitê Gestor de PPPs do GDF e porta-voz do governo sobre a nova saída norte;
- Tadeu Filippeli, vice-governador, que, na partilha do poder com o PT de Agnelo Queiroz, ficou à frente dos assuntos referentes a obras;
- Representantes da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep), que consideraram a proposta curiosa, embora no atual estágio do projeto não seja possível fazer nenhuma ressalva sobre a negociação. Os promotores, no entanto, estão de olho nos desdobramentos da PPP.
Cidade Aeroportuária de Planaltina
- Newark Knight Frank (NKF), que desenvolveu o projeto da Cidade Aeroportuária do Distrito Federal;
- Cláudio Abrantes, deputado do PPS, autor do projeto e quem tomou a iniciativa de fazer um estudo de viabilidade do aeroporto, que deve trazer desenvolvimento para cidade de Planaltina.
-Jacques Pena, Secretário de Desenvolvimento, presente na Comissão como integrante da mesa, acredita que esse seja um grande passo para o crescimento não apenas de Planaltina, mas do país. Jacques Pena comentou, ainda, que essa iniciativa já era uma das prioridades do Governador Agnelo Queiroz quando tomou posse. “Quando eu ainda estava na Casa Civil, o governador me entregou uma lista com 13 projetos, e a criação da Cidade Aeroportuária ocupava o primeiro lugar dessa lista. É uma grande ideia, um grande projeto e precisa implantado com sistematização, levando em conta outros fatores essenciais como a construção do anel viário e do ramal ferroviário, em um conjunto multimodal de sistema de transportes”.
- A Aeronáutica, a qual deverá dar parecer favorável porque as rotas dos cargueiros não interferirão nas coordenadas de pouso e decolagem do Aeroporto JK.
- Professor Nilvan Vasconcellos, administrador de Planaltina, que acredita que o projeto é de extrema importância para Brasília e para a cidade que administra. “Estamos movidos pela possibilidade desta ideia de uma metrópole. Acredito que a cidade tem um potencial bem maior para os próximos anos, já que possuímos a maior produtividade do Centro-Oeste”, aponta Nilvan.
- Jurong Consultants - A concepção da Cidade Aeroportuária segue as diretrizes propostas pelas pesquisas realizadas pela Jurong Consultants, empresa de consultoria baseada em Cingapura contratada pelo Governo do Distrito Federal para desenvolver os estudos de planejamento do DF para os próximos 50 anos – o Projeto Brasília 2060.
- A Subcomissão da Cidade Aeroportuária, composta por representantes de órgãos do DF, como: Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan); Secretaria de Turismo; Banco de Brasília (BRB); Metrô-DF; Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), Secretaria de Planejamento; Secretaria de Governo e Assessoria Internacional.